Belgium · 19 Days · 47 Moments · September 2015

21 September 2015

Haltern am see, um balneario na alta Westfallen. Aqui , no verão vira um point para esportes aquáticos.

20 September 2015

Um pouco atrasado no relato, dia D em Bruxelas, dia 16 de Setembro. O dia da cisão. Dona Dedé partiria pa Dubai e eu para Dusseldorf. Na noite anterior eu estava preocupado com a logistica do evento. Logo ap acordar percebemos o porque. Os taxistas em greve. Bruxelas parada. Fizemos tudo na maior correria, a pé. Trem pra lá trem pra cá, trem pra cá de novo, enfim, tudo certo

11 September 2015

Bruxelas é um encanto, mas engana-se que a cidade seja grande, na real ela é bem pequena, resume-se à um centro histórico e periferias deste. Possui muitos bares e restaurantes. Existem ruas inteiras de comidas orientais, Thay, Viet, Japa e China, as mais comuns. Muita coisa árabe, e a tradicional cozinha belga, onde se come muito. Dependendo do tipo de viagem, pode ser uma viagem cara ou mais ou menos, mas nunca barata, pois a gente come ou bebe o dis todo, quando não esta curtinfo algum monumento histórico Compras, nem pensar. Tem tudo, mas tudo caro, para os padrões brasileiros. O ruim da cidade é que chove quase todos os dias, e noites. Tempo imprevisível, tem que sair preparado, senão é surpreendido no meio do passeio. Belga fala belga, frances, holandes, ingles e sometimes espanhol, mas nunca portugues, só pra dizer obrigado. A comunicação é fácil e o povo cordial, em sua maioria, mas sempre tem aquele que ta naqueles dias. Tem muitos povos imigrantes

10 September 2015

Estamos em Bruxellas, muito cansados, mas bem, aluguei um AirBnb que a principio me pareceu bem bom, só tivemos a surpresa que o anfitrião não saiu da casa, ele está num quartinho, mas ele não informou na página que ficaria de brinde. O cara é grnte boa, mas eu quero tudo, sem ele. E agora ? Taxi do aeroporto pra cá Diksmuidelaan 55 1000 Bruxelas deu €40,04, fiquei puto, mas demorou 30 minutos, depois descobri que era isso mesmo, fiquei mais puto ainda.., Bélgica

9 September 2015

Dia livre, com chuva, mas livre.. Compramos ingresso para o buzum de dois andares e fomos passear pela cidade. Eu macho pra cacete fui sem teto e a Defé resfriada, foi dormindo, tomou remédio e ficou dopada a viagem toda. Lá fora entretanto esta uma chuvinha em spray, e um ventão, ao chegarmos em Vila nova de Gaia, descemos, almoçamos, Dedé foi fazer as coisas dela e eu fui turistar e me molhar na chuva.
Vila Nova de Gaia, onde estão armazenados os vinhos que são chamados injustamente do Porto, ponte da Ribeira, e Igrejas do Porto

8 September 2015

Mapa da cidade, onde está rabiscado são marcas do nativo indicando bons points. Não me lembro de nenhum, não disseram o que era, só marcaram, to descobrindo on line. Sei que temos que ir pra baixo, alcançar o rio, mas, aí paramos no Café Magestic
OPORTO É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal e de onde, mais tarde, se construiu o Império Português, visto que foi construído, maioritariamente, por pessoas da Região Norte FIca na foz do Rio Douro, famosa por seu vinho fortificado, o vinho do ...porto. Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade. Vila Nova de Gaia é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. Quem nasce no Porto não é Porteiro, nem portense nem Portiano, é tripeiro , PORQUE ????
Café Magestic
Ruas comerciais do porto, e suas peculiaridades.
Capela azul, com sua fachada recoberta de passagens biblicas em azulejo azul, se fossem amarelo seriam amarelejos 😊, se fossem vermelhos seriam vermelhejos... Faz sentido não faz?!? Ora pois !
Hoje demos até qualquer dia para Lisboa, partimos para Porto, ou OPorto como os lusitanos falam. Sai cedo com as malas para depositar num guarda volume na estação de Santa Apolônia. A hora custa €2,50, e para retirar, se passar de uma hora, lhe será pedido um valor referênte ao tempo de guarda. Pegamos o trem para Braga as 14:00 hrs com passagens pré-reservadas pela Internet na RailEurope. Estas passagens precisaram ser confirmadas na estaçào de trem. Uma dica : não comprem passagens pela RailEurope antecipadas, sem marcação de horários e poltronas, pagarão mais caro e terão trabalho em dobro. O trem é rápido, chega a 210 km/h mas as poltronas .... Pqp, são macias, mas não deitam um milimetro, a gente viaja à 90• graus, se cochilar cai ou em cima do outro ou no corredor ou pra frente. É um susto atras do outro.

7 September 2015

Cabo da Roca. Ponto mais setetrional da Europa, ponto mais perto das Americas. Um paredão rochoso con falésias de mais de 100 metros de altura, fazem deste elemento geográfico o ponto mais ocidental da Europa
Hoje finalmente fomos à Sintra. Mas ao invés de pegarmos um comboio (trem) alugamos um taxi, por módicos € 150,00, o dia todo, perfazendo o seguinte trajeto: Rua dos Remédios (pegou em casa) - Sintra, subiu a morreba deixou a gente na cara do gol, sem pegarmos fila, esperou 2 horas, nos levou na quinta da regaleira, que a pé dava uns 2 km, levou-nos para almoçar, pagou o almoço, só faltava isso, depois fomos a ponta das Roca, Cascaes, e casa. Acho que foi um bom negócio.
Quinta da Regaleira A história da Regaleira atual principia em 1892, ano em que a propriedade foi adquirida pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) por 25 contos de réis. A maior parte da construção atual da quinta teve início em 1904 e estava terminada em 1910, durante o período da monarquia. Pelo traço do arquiteto italiano Luigi Manini, dá à quinta de 4 hectares, o palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitetura românica, gótica, renascentista e manuelina. Parece um guia para jogos estilo Myst. Entrada € 6,00 não guiada Ganha-se um mapa tipo siga seus instintos. Vale mais que a Pena
Castelo da Pena, uma mistureba de estilos, desde o Romantico até Mouros, residencia de Verão da Monarquia, segundo a história, como naquela época não havia tratamento de esgoto, os dejetos fediam muito no verão, então a realeza se mudava para as montanhas, para respirar novos ares, bem mais cheirosos, e deixavam o povaréu usar as próprias narinas.Entrada por €14,00, mais o bondinho pra levar lá pra cima € 2,50. Eu fui a pé, mesmo porque o bosque é bem bacana
Ainda a cidadela de Sintra
Fotos da freguesia de Sintra histórica.
Café no Miradouro Adamastor
Ontem fizemos um tour de tour, ontem vestimos a roupa de turistas e fomos turistar por Lisboa. Easy rider regado a muita sangria branca e taças de sorvete. O dia amanheceu quente, o céu, um azul "quente". Tava ótimo para turistar. Compramos uma passagem nos onibus de 2 andares por € 19,00, que da direito a pegar duas linhas, por 2 dias, entrar e sair quantas vezes quiser. Antes de pegar o bus, fizemos um reconhecimento pelo bairro alto, a pé. Conhecemos o café "A Brasileira" onde nas tardes lisboetas, Fernando Pessoa, ia saborear um cafézinho. Fomos turistar, e terminamos o dia no Miradouro Adamastor, que da vista para a ponte e o rio. E onde conhecemos um portugues-brasileiro-angolano, muito gente boa, dono do bar neste sitio, que tem um cardápio muito saboroso, alem de vinhos escondidos de primeirissima. Café Noobai. Eu recomendo !

6 September 2015

Acesso ao bairro Alto, Cafe A Brasileira, Fernado Pessoa, Largo Camões
Praça do Rossio, onde pega-se o trem (comboio) para Sintra
Praça dos restauradores

5 September 2015

Alfama à noite é uma festa nas internas das tascas (bares). O fado rola frouxo, o melhor fado é da casa que tem a cantora que mais borra a maquiagem. É um blues portugues (canção triste, porem muito sentimental) toca a gente.
Hoje de tarde viemos visitar um personagem que só vemos cozido com batatas, o vacalhau, ou em bom brasileiro, o bacalhau, ao vivo e se mechendo. O oceanário tambem fica no complexo do Parque das Nações e abriga seres dos 7 mares, muito rico no trato com os animais. Entradas de €14,00 ou €17,00 dependendo do circuito
Parque das nações.Muito legal, todo complexo é um orgulho para os lisboetas, as contruções realizadas para a exposição mundial de 98 foram transformadas em um novo polo turistico.
Aqui a gente sente uma sensação que há muito perdemos no Brasil. O prazer de andar pelas ruas, com uma maquina fotografica pendurada, sem sermos assaltados, de poder sentar num buteco sem ter sempre alguem querendo te vender alguma coisa, até mesmo a própria fome. O Brasil tem muito pra resgatar. Outra coisa legal é que todo mundo nos entende, como é bom falar sem pensar em construir frases e ser entendido. Deve ser a mesma sensação de quem domina o Ingles fora de seu pais. Very gudi, eu rrecomendo !!!
Feira da Ladra. Ocorre aos sabados e terças, tem de tudo que é quinquilharia, porcaria, e objetos inuteis, uteis, bem poucos. Muitas histórias muitas divertidas, outras nem tanto. Só sei que a ladra poderia ter feito sua feira num lugar mais plano, aqui é uma prova de trial, subir e descer essas ruas, garimpando trecos interessantes.

4 September 2015

Pasteis de Belém, de dar água na boca, pena que não dá pra levar pros amigos, não é porque estraga, mas porque a gente come tudo antes 😊
Hoje fomos dar um rolézinho em Belem, não é a cidade de Jesus, mas tem uns pasteizinhos divinos. Neste mesmo lugar estão : o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, e o monumento dos descobridores, em homenagem ao infante don Henrique. O que mais fizemos foi andar, comer e beber sangria branca, que é super refrescante. Pegamos um eléctrico na Praça do Comércio, diretamente para os patéizinhos de Bélém. A tarifa avulsa é € 2,90, mas se botar no cartão 7 colinas ou o outro que esqueci o nome, sai por €1,25, vale a pena quando se desloca bastante em distancias longas. Dá pra carregar no guiche do metro, com no minimo € 5,00, e serve pra metro ou onibusou eléctrico.
Ao voltarmos de Belem, pegamos o elétrico errado que nos deixou defronte ao Mercado da Ribeira, e adivinhem... Um ótimo lugar, honesto no que se propõe. Lá se encontra uma nova tendência de alimentação, comidinhas e bebidinhas para vários gostos, fora a parte de mercado, tudo muito transado e atual, os preços variam bem, vale uma visita. O interessante é que os preços ficam bem visíveis na parte frintal de cada estabelecimento, não dá margem para dúvidas.
Lisboa prima pelos transportes, por exemplo, existe mobilidade urbana com modais movidos à eletricidade desde o passado, até o futuro, desde carroças, até onibus que não afunda Charrete do século retrasado, vale tudo em se tratando de mobilidade
Elétrico individual, encara qualquer ruela
Onibus que não afunda, pode ser a solução pra Floripa
Mosteiro dos Jerónimos, Monumento aos descobrimentos, Torre de Belém, não entramos em nenhum, pois tinha fila para fila, aliás, esse negócio de fila deve ser muito bom, pois está sempre cheia. Não experimentamos, preferimos ir comer uns pasteizinhos de nata, bom pra c....
Eletrico que serve os altos e baixos de Lisboa

3 September 2015

Para fechar o dia, pagamos os pecados subindo a pé até o Castelo de São Jorge, imponente construção conquistada por muitos povos, desde fenícios até muçulmanos, chamado de cerca moura, até ser tomada pelos critãos em 796. Devida a sua posição estratégica, abraçou a cidadela de Lissabona, atual Lisboa, durante anos. De cima do monte tem-se uma panorâmica de todos os lados da cidade. Ingresso a € 8,50.
Continuando o dia, depois de tentar alcançar o sono, jet lag intenso, fomos ao Chiado. Vista do Terreiro do Paço, e panorâmicas da cidade. Patamares contemplativos, onde se pode ver um belo por do sol, tomando um vinho branco, bem portugues. Eu recomendo !!
Lisboa, uma surpresa a cada esquina, estamos em Alfama, a terra do Blues lisboeta, é um bairro muito peculiar em se assemelhar a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima. O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado como o mais seguro de toda a cidade de Lisboa. Um verdadeiro labirinto cultural
Chegamos as 05:30 no fuso horario local, trocamos de fuso no meio do Atlantico. Então o que era pra ser 02:00 da manhã passou a ser agora, estamos assim, sem sabef se dormimos ou tomamos café da manhã
É diferente ver a lua quase que na mesma altura, é uma imensidão muito grande

2 September 2015

Voando, em direção ao oriente, céu de brigadeiro.
Embarcando para Portugal, são 12 horas de voo, menos 4 da troca de fuso, chegaremos as 6 daManhã, no horário virtual, no real brasileiro daria em torno das 02:30 da manhã, enfim. Colocando no modo avião e que Deus esteja conosco.
Essa não larga o vício
Pois agora, a fila do desembarque de dentro do avião demora mais que o próprio voo. Perderam a chave da porta. São esses percalços que tem que ser contabilizados nas conecções muito apertadas. Uma etapa vencida, Graças à Deus, bora pra próxima, achar o portão de embarque. Ainda bem que a gente ainda entende o idioma.
To um pouco tenso com a falta de costume de voar, tanto que até as letras do celular me parecem um pouco tremidas, agora indo, destino Guarulhos São Paulo, fazendo baldeação pro voo até Lisboa.
Dando inicio aos trabalhos. Acordamos cedo, mais cedo que o habitual. Eu acordei as 02:26, fiquei assim, cuidando de despertador pra garantir que ele não falhasse no horário marcado. Um pouco antes, despertei o despertador. E agora estou aqui, fazendo o primeiro registro, quero ver como isso funciona . O vôo sai as 09:32, mas o embarque é as 9:00. O tempo na ilha está nublado, chuvoso, e frio. Acho até que o inverno caiu hoje, só pra cumprir tabela, amanhã ja volta a ser verão. Vou tomar um cafézinho