Colombia · 5 Days · 20 Moments · September 2017

Cartagena | Colômbia


22 September 2017

Andamos mais um pouco pelo Centro histórico até chegarmos à Praça do relógio, de onde sairia às 16h a caminhada guiada pelo centro.
Após o passeio, paramos ao redor da Praça em homenagem aos mártires da independência e fomos caminhando até o Stefano's Bistro, onde comi um pescado com arroz de coco e patacones, e Fábio comeu costelinha de porco BBQ com purê e salada. Tomei limonada de coco. Depois do almoço, fomos ao Crepes & Wafles para comer wafle com sorvete de baunilha e calda de chocolate e wafle de banana e nutella.
Acordamos tarde e fomos fazer o tour hop on hop off pela cidade. Fomos na parte de cima do ônibus, operado pela empresa CitySightSeeing. No tour, descobrimos que Cartagena conquistou a sua independência às 11h do dia 11/11/1811 a partir de 11 trabalhadores.

21 September 2017

Tomamos banho e fomos para o Plaza shopping. Pedi um pescado ao molho marinera com arroz de coco e patacones e Fábio comeu uma salchipapa. Mais limonada de coco. Fomos ver as lojas, mas às 20h30 já tava tudo fechado. Só vimos a Falabella, que era enorme e tem várias coisas. Depois pedimos um wafle de chocolate com sorvete. Voltamos de uber.
Ficamos na piscina até as 15h, quando voltamos de lancha. Na saída da marina, compramos uma arepa branca com queijo e uma limonada de vendedores de rua. Estava muito bom! Viemos caminhando molhados e de chinelo até o hotel.
Almoço no resort - Chegamos no resort umas 13h30 e almoçamos no bufet: arroz de coco, pescado, patacones e salada. Doce de coco em barra de sobremesa.
Chegamos umas 10h na ilha, uma espécie de resort, e um colombiano nos chamou pra conversar. Largou um papinho, deu uma pulseira de """presente""" pra cada um e disse para vermos os artesanatos dele depois. Tivemos que comprar uma pulseira e um chaveiro de carro por 25 reais. Ficamos na água até meio dia, quando saímos para o oceanario. No oceanario vimos o guia dar comida para diferentes tipos de peixes e vimos apresentação dos tubarões e golfinhos.
Acordamos às 7h e comemos frutas e bolacha no quarto. Esperamos o traslado às 8h para o passeios às islas del Rosário. Fomos de carro, um clio velho, com outro casal de tiozinhos. Esperamos na Marina para embarcar. Fomos na lancha Sensación Caliente das Islas del Sol. No caminho, avistamos as duas fortificações feitas para atacar os navios ingleses que tentassem entrar por aquele acesso.

20 September 2017

Caminhamos até o centro pra comer um wafle. Comemos na parte de cima do restaurante. Fomos ver o por do sol de cima da muralha e voltamos de uber. De noite, a pia ficou com a tampa trancada e chamamos o encanador. Baixei o "Domicilio.com-Pide tu comida" e pedimos um sanduíche de carne desmechada com papas e coca.
Almoço no shopping e visita aos sapatos viejos - Fomos ao monumento aos sapatos velhos e depois almoçamos no shopping da frente. Fábio comeu uma salchipapa e eu comi carne a la plancha com aipim frito e salada. Com limonada de coco.
Dormimos até umas 10h. Comemos frutinhas e bolacha no quarto. Fomos de uber para o castillo de San Felipe de Baraja. Fizemos várias fotos fora e percorremos os vários tuneizinhos do castelo. Quando sentamos para descansar, descobri que uma portinha estava aberta. Vimos que ali passavam um vídeo explicativo de 25 minutos sobre a história do castelo. Um outro casal foi atrás e queria que botassem em inglês, mas como eu que descobri a gente viu em espanhol.

19 September 2017

Janta no hotel - Massa bolonhesa (eu) e spagueti carbonara (Fábio) com salada Ibis. Mais limonada.
Algumas coisas que vimos nesse dia: catedral linda de San Pedro Claver, museu da esmeralda (na volta eu compro), museu do ouro e o museu da inquisição que o Fábio não pagou parar entrar. Fomos tomar uma limonada num bar sobre um baluarte e o Fábio derrubou a sua limonada quando fomos fazer uma foto. Vimos o por do sol de cima da muralha e voltamos caminhando. Passamos no super e compramos cerveja, água, iogurte, bolacha.
San Pedro Claver e museu da inquisição
Almoço na Crepes & Wafles - Fomos caminhando por dentro da cidade em busca da Crepes & Wafles. Eu comi um crepe de frango com queijo e brócolis e o Fábio de frango com champignon. Doces: crepe de chocolate com sorvete e wafle de nutella e banano. Mais limonada de coco.
Acordamos umas 7h e comemos umas frutinhas no quarto, depois fomos correr na orla. Não aguentamos quase nada porque o calor já era grande e as pernas estavam muito pesadas. Mesmo assim, fizemos mais de 6km por fora da cidade amuralhada. Voltamos e tomamos banho e fomos de novo para a cidade caminhando.

18 September 2017

Janta no Stefano's Bistro - De noite, seguimos a recomendação do blog de uma conhecida minha e fomos jantar no Stefanos Bistrô. Pedimos uma entrada com quatro "panelinhas" de diferentes sabores e dois pratos: arroz de coco, patacones e Camarões (eu) e arroz de camarão (Fábio). Tudo com limonada de coco. Voltamos novamente de uber.
Ida à cidade amuralhada - Fomos a pé para a cidade amulhada para começar a conhecer e para comprar o chip de celular e o adaptador de tomada. Fizemos algumas fotos, mas também ficamos meio espantados com a zuera do centro a la Porto Alegre. Os motoristas buzinam absolutamente para qualquer bobagem. Demoramos bastante para comprar o chip porque estava realmente complicada a comunicação. Depois fomos num super para comprar água, shampoo, frutas etc e voltamos a pé para o hotel. Meu pé - de chinelo - estava com bolha.
Almoço no hotel Ibis Cartagena - Chegamos no hotel Ibis Cartagena e almoçamos no restaurante do hotel. Massa com molho bolonhesa e salada cesar com limonada de coco, a qual descobri ser minha grande paixão.
Saímos de Porto Alegre na madrugada de domingo para segundo (18/09, 1h30min). Voo tranquilo até o Panamá. Chegamos no Panamá perto das 6h30 local, mas não pudemos sair do avião porque o aeroporto estava sem luz. Depois de bastante tempo, liberaram a saída e fomos de ônibus até o aeroporto. Entramos no avião para Cartagena e tivemos que esperar novamente até as 10h porque o aeroporto seguia sem luz e ainda faltavam passageiros. Pegamos um táxi para o hotel. O preço era tabelado, mas o taxista nos deu o troco errado.